segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

The Unknown (1927)

Como primeiro post sobre cinema, eu acho que não podia falar de outro filme. Não tinha como ser outro. Um dos meus preferidos, e naturalmente, por ser muito antigo, é totalmente desconhecido de quase todo mundo. Uma pena, pois tem um dos roteiros mais originais para um romance, e o filme inteiro é até hoje super atual e surpreendente. Não há nenhuma situação ou cena que seja um cliché até hoje em dia.


Conta a história de um ladrão, Alonzo, que se disfarça e trabalha como atirador de facas sem braços em um circo, fazendo seus crimes pela cidade a noite, e usando o fato "de nao ter braços" como "álibi", com a cobertura de seu amigo anão. Ele é apaixonado pela garota que usa como alvo no seu número, Nanon, garota essa interpretada pela Joan Crawford, que mais tarde fez "Whatever Happened to Baby Jane?", neste filme ainda uma pinup de 18 anos de idade. Por sua vez, essa garota tem pavor de homens, não suportando a idéia de ser agarrada por um, e é alvo do amor do "homem forte" do circo, que por várias vezes é rejeitado por ela, por tentar agarrá-la a força.


unknown.jpg


Enfim, a história vai se desenrolando para um final bizarro, ainda mais para a época em que foi filmado, coisa que o Tod Browning gostava de fazer em seus filmes, vide Freaks, de alguns anos depois. Não é tão doentio quando Freaks, mas ainda assim, tem sua dose de bizarrices, talvez até por se passar em um circo, contar a história de uma aberração de circo, mesmo que uma aberração "fake", disfarçada para apenas dar golpes pela cidade, e ainda conta com uma das melhores atuações da história do cinema, feita por Lon Chaney.


Apesar de ser mudo, o filme é curto, com apenas 40 e poucos minutos, e fácil de ser assitido.


Aqui tem um torrent, se alguem quiser baixar o filme.


unknown-poster1.jpg


Powered by Zoundry Raven

Um comentário:

Unknown disse...

Atirador de facas sem braços? Ahhh! Nâo mete essa!!!