domingo, 16 de setembro de 2012

Pessoas, cotidiano

Viajei duas vezes a Nova Iorque, e das duas vezes, tentei aproveitar uma coisa que não temos muito como fazer com segurança aqui no Brasil: fotografar pessoas na rua. Acho um grande desafio, por que mesmo em trabalho, não é uma coisa que costume fazer, ainda mais com desconhecidos na rua, que podem ter as mais variadas reações.


Confesso que não gosto muito das coisas que fogem ao meu controle, que possuem variáveis demais. Quando tenho um produto em estúdio, ou um prato à mesa, tudo ali é manipulável, dentro do possível, me permitindo um controle quase total, então a fotografia emm si se torna mais confortável.


Fotografar na rua tem esse desafio. Você não conhece as pessoas, suas reações, não sabe o que vai encontrar pela frente, não tem aquele estado quase parnasiano. Pelo contrário, numa metrópole agitada como Nova Iorque, são milhares de pessoas na rua andando rápido, muitas vezes se esbarrando, não prestando atenção ao que está acontecendo ao seu redor, geralmente só tomando conta do próprio nariz . Então aproveitei para fotografar por lá, e aproveito sempre que posso para fazer quando viajo para lugares que me deixem seguro para fazer isso. Sem ser a trabalho, é raro tirar minha câmera de casa. Gosto, mas não posso arriscar. É como um taxista que gostasse de corridas. Podem apostar que não vai ser o carro dele que ele vai colocar na largada.


Mas enfim, essas fotos são algumas que tirei nessas viagens. Selecionei só algumas que gostei, de uma maneira ou de outra, e só de Nova Iorque. Não uso cortes em nenhuma delas. O que você vê é exatamente o que eu vi quando respirei fundo e apertei o botão. Dizem que o olhar é tudo, mas muitas vezes, não duvido que tenha tido sorte.


b_DSC7261.jpg


b_DSC7349.jpg


b_DSC7353.jpg


b_DSC7359.jpg


b_DSC7390.jpg


b_DSC7416.jpg


bDSC_0210.jpg


bDSC_0213.jpg


bDSC_0230.jpg


bDSC_0324.jpg


bDSC_0331.jpg


bDSC_0338.jpg


bDSC_0340.jpg


bDSC_0357.jpg


bDSC_0378.jpg

Um comentário:

Sara disse...

Parece muito bonito, porque a verdade é que a fotografia é uma arte e, especialmente, quando isso foi feito por pessoas que sabem como fazer, é como o alimento quando você come um prato feito por um profissional pode dizer a diferença Eu espero que em algum momento Eu posso ir a comer a restaurantes em sao paulo