domingo, 1 de março de 2009

What Ever Happened to Baby Jane? (1962)

Baby Jane Hudson é uma estrela infantil, com produtos com seu nome sendo lançados a todo momento, shows lotados, enquanto Blanche, sua irmã, viva à sombra de sua fama. Pouco depois, quando adultas, Baby Jane Hudson está condenada ao ostracismo, enquanto, ironicamente, sua irmã Blanche se transforma em uma estrela do cinema. Saltando mais um pouco no tempo, quando ambas estão quase idosas, Blanche é forçada a viver em uma cadeira de rodas, paralítica, por causa de um acidente de carro, dependente de sua irmã para todos os tipos de cuidados especiais, enquanto Baby Jane começa cada vez mais a se apegar ao passado e pouco a pouco mostrar uma nova face a sua irmã.


what2.jpg


Suspense dramático, fatalmente entra em minha lista de melhores filmes de todos os tempos, onde Bette Davis e Joan Crawford travam quase um duelo, onde a atuação das duas é a arma principal. Muitos consideram a atuação de Bette Davis como uma das melhores de toda sua carreira, e não há como negar que as duas atrizes contracenando tomam para si toda a atenção. A história colabora, fazendo o epectador ficar preso á cadeira até o último minuto.


Uma curiosidade a respeito do filme é que Bette Davis e Joan Crawford realmente não se davam bem fora das telas. Bette Davis chegou a colocar uma máquina de Coca-Cola no estúdio onde o filme era feito, só para irritar Joan Crawford, que na época era uma das diretoras da Pepsi. Em cena, Bette Davis chuta de verdade Joan Crawford, enquanto Joan Crawford acrescentou pesos á sua roupa, em uma cena onde Bette Davis devia carregá-la, pois era paralítica. Assistindo ao filme, com uma verdadeira competição entre as duas personagens, e sabendo dessas curiosidades, você consegue entender de certa maneira o porquê de atuações tão perfeitas.


what-ever-happened-to-baby-jane.jpg


Se alguém se interessar, e recomendo que se interessem muito, o torrent do filme é esse.


Powered by Zoundry Raven